Benefícios da Massagem

As massagens são técnicas que apresentam inúmeros benefícios para a saúde e o bom condicionamento físico, já que a pressão exercida pelas mãos em determinada partes do corpo alivia tensões, fortalece músculos, bem como traz também relaxamento.

A prática da massagem é benéfica também para o tratamento de várias doenças relacionadas a tendões, nervos e músculos. Sendo assim, ela é recomendada para idosos que sofrem com artrite, fibromialgia, entre outros.

Oriunda há vários anos em inúmeras culturas do mundo, a massagem possui vários objetivos, que vão desde relaxante até a afrodisíaco. Além disso, até hoje a massagem emprega técnicas que, em vários casos, funcionam como um complemento para tratar de vários transtornos no corpo.

Em termos fisiológicos, as técnicas de pressão e manipulação da massagem em regiões doloridas do corpo sinalizam um melhoramento da circulação e da oxigenação, bem como relaxa nervos e tendões. A partir do momento em que o corpo é tocado e estimulado, o organismo libera endorfina e encefalina, duas substâncias que trazem a sensação de alívio e redução da dor.

Se o transtorno, por exemplo, é ocasionado por algum edema localizado, existe assim uma redução da circulação local.

Por meio das técnicas de massagem, é possível reduzir o excesso de líquido intersticial, regulando assim o pH sanguíneo local, bem como beneficiando a tonificação dos músculos.

Por serem usadas como forma de tratamentos terapêuticos, é possível aliar técnicas de massagem oriental e também ocidental.

massagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s